domingo, 28 de setembro de 2008

Coronel responde: "Não tenho assunto"

Bom dia!
Beleza?


Sou um leitor do seu blog, tenho 25 anos e sou um cara bastante tímido, e isso me atrapalhou e está atrapalhando muito a minha vida, sabe, eu não acho que eu tenha tanto medo de falar ou do julgamento dos outros, mas, o problema maior é que eu não consigo puxar assunto ou até mesmo manter uma conversa com alguém,eu fico sem saber o que falar, entende? esse é o maior problema.
Qual a melhor forma de resolver isso?

Agradeço se puder me ajudar!

G.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Primeiro vc tem q aceitar o fato q não há nada de errado em não ter assunto pra puxar em alguns momentos. As outras pessoas que estão falando contigo estão dividindo com você a construção dessa interação. Se você não puxa assunto elas podem puxar. Se elas não puxarem também, então vocês estão quites. Mas ter momentos de silêncio só é ruim porque você fica nervoso com isso. E não existe nenhuma razão pra ficar nervoso, certo?
E em quais situações você fica sem assunto? Todas, até com a família e amigos próximos? Só com pessoas que está conhecendo? Só com meninas? Se existe alguma situação em que você não sente isso, então seu problema não é falta de assunto, é só a insegurança que faz sua mente gastar tempo se preocupando ao invés de prestar atenção na conversa. Aí você vai ter que botar na cabeça que essas pessoas não são melhores ou diferentes de você ou das pessoas com quem você se sente confortável.
Assunto dificilmente é algo que não deve faltar. Você deve ter diversas coisas que vpcê gosta de fazer. Você pode falar com as pessoas sobre isso, mesmo que elas não compartilhem dos seus gostos. Só ter um pouco de noção quando você está falando demais sobre algo e a pessoa não está muito interessada. Fique de olho como ela reage. Mas normalmente sempre existe algo que você e a outra pessoa tem em comum. Por isso que entre homens por exemplo, papo sobre futebol sempre rende.

Espero ter ajudado.
Abraços

domingo, 7 de setembro de 2008

Conversa fiada - por Eric Disco

Estes dias Eric Disco postou no blog dele um texto muito bom sobre conversa fiada (small talk em inglês) entitulado "When small talk is big". Recomendo o blog dele, só que é em inglês. Este texto eu traduzi logo abaixo.

Karen é tão boa nisto, eu pensei. Eu odeio conversas casuais.

Eu estava em um projeto de música eletrônica há alguns anos atrás e trabalhava com uma vocalista. Ela era uma cantora maravilhosa, e realmente boa com pessoas.

De alguma forma ela sempre conseguia obter ótimas conexões com pessoas no negócio musical.

Ela conseguia nos botar para dentro de festas. E ela era realmente boa na hora de falar com as pessoas.

Eu odiava isso. Eu odiava o processo de conhecer novas pessoas e bater papo furado sobre nada em particular.

“O tempo mudou, não?”

“O que você está bebendo?”

“Meu Deus, eu preciso de férias.”

Eu queria pensar que era melhor que essas pessoas, que eu apenas falava sobre coisas significativas.

Eu nunca entendi como pessoas podiam ficar em um bar por três horas apenas bebendo e falando sobre nada.

Karen gostava de conversa fiada. E não era coincidência que ela era capaz de se conectar com as pessoas em um nível muito mais profundo que eu conseguia.

Quando você faz o primeiro esforço para se tornar social, tudo pode parecer conversa fiada. E de certa forma, tudo é conversa fiada.

A maior parte do tempo, nós pensamos que o que estamos comunicando é tão importante quando na verdade apenas o fato de estarmos nos comunicando já diz muito.

Quando você tem ansiedade é difícil gostar de conversas por elas mesmas. Você quer acelerar e chegar no resultado final - o que quer que seja a razão para você estar falando com essa pessoa.

Se meu parceiro musical e eu queríamos que alguém que trabalhasse para uma gravadora ouvisse nossa música, era difícil para mim não ir direto para esse resultado.

Eu achava difícil simplesmente gostar de falar com essa pessoa. E isso me fazia sentir que estávamos "usando" ela.

Tanto da nossa comunicação é não verbal. Estamos comunicando coisas súbitas em nossas conversas de forma não verbal.

Nosso tom de voz, nossa orientação do corpo e movimentos, nosso contato visual, tudo comunica a forma como nos sentimos.

Também comunica a forma como nos sentimos sobre a outra pessoa e a forma como nos sentimos sobre a própria interação.

Nós também comunicamos algo pela disposição para conversa fiada. Nós estamos comunicando que estamos confortáveis em uma conversa, que não temos pressa de acabar com ela. Estamos mostrando que nós gostamos de falar com a outra pessoa.

Isso faz elas se sentirem melhor. E quando você faz as pessoas se sentirem bem elas gostam de você.

Poderia ser comparado com a forma como os animais se comunicam. Vacas em um pasto mugem. Gatos miam. Macacos gritam. O que estão dizendo? Seria ótimo se pudessemos falar sua língua.

Mas você pode entender o que eles estão dizendo. Eles não estão "dizendo" nada da forma como nós nos comunicamos. Eles não estão discutindo se deveriam caçar por carne ou procurar por frutas. Eles não estão discutindo quem deveria carregar o bebê.

Eles estão na presença dos outros, reafirmando os outros, "falando" para os corpos dos outros. Eles podem estar transmitindo ódio ou medo. Eles podem estra confortando uns aos outros edizendo que tudo está bem.

Mas o que quer que seja, é comunicação emocional direta.

A forma como nos comunicamos durante uma conversa fiada é muito similar. Um "oi, como vai?" antes de se pular para a conversa com seu chefe diz mais do que milhares de palavras poderiam dizer.

Conversa fiada é muito similar a contato físico. É insignificante para o senso lógico, mas cada toque, cada aperto de mão ou batida de palmas carrega um senso de segurança, uma comunicação emocional, algo que palavras não podem expressar.

Por sua própria definição nós não precisamos de conversa fiada. E é isso que a torna tão poderosa. Pessoas atraentes gostam de conversa fiada porque eles gostam de estar na presença de outros.

Ficar confortável com papo furado tráz muitas vantagens. Até mesmo quando falando sobre o clima ou que você queria que fosse sexta-feira, você comunica muitas coisas.

Você pode usar a previsão do tempo para transmitir confiança na sua voz, ou dar um sorriso caloroso e mostrar o quanto você está confortável.

Você pode mostrar que você não precisa impressioná-los com piadas ou coisas super profundas antes deles estarem prontos.

E se você quiser pode praticar brincar com as pessoas, o que ajuda a ficar confortável falando com qualquer um. Eu frequentemente entro em um elevador e falo sobre nada.

Se eu apenas troco um "como vai você, cara?" eu me sinto satisfeito. Eu gosto disso, mesmo que eles não sorriam ou riam. Mas normalmente eles sorriem.

Quase sempre sorriem. No começo isso não acontecia. Mas me tornei tão confortável co isso nque eu consigo uma boa reação quase 100% das vezes.

Faço as pessoas sorrirem não porque eu seja esperto, mas por causa da comunicação não verbal. Eles podem ver que eu gosto.

Se disponha a ter conversas fiadas. Quando acontecer, apenas relaxe. Não tente fazer as coisas super significativas com todo mundo. Veja se você consegue gostar disso.

Pratique não se importar com o resultado da conversa, mesmo nos níveis menores. Se você não obter uma reação calorosa, se parabenize por ter tomado a iniciativa.

E se você precisa dizer algo super significativo para alguém, se você tem uma grande frase para iniciar uma conversa ou um pensamento profundo, pergunte a eles como eles estão primeiro. Verifique se está tudo bem com eles. Troque um pouco de papo furado. Faça isso por você, porque isso o tornará mais confiante.

Quando você for pegar seu carro com o mecânico, ao invés de apenas dizer "eu vim pegar meu carro", primeiro diga "Ei cara, como vai?". E quando ele te perguntar como vai você, seja sincero.

Conforme você aprende a se apreciar e os outros apenas por abrir suas bocas, você vai perceber que os dois tem muito mais a dizer.